Ídolos

O Esporte Clube Noroeste sempre revelou grandes jogadores para o futebol. Toninho Guerreiro e Zé Carlos em 1960 despontaram para o reconhecimento nacional. Toninho Guerreiro foi o artilheiro do Noroeste no Campeonato de 1960, com 17 gols marcados. Fez carreira no Santos F.C. ao lado de Pelé, Pepe e companhia.

Em 1978, o Norusca parte para a disputa do Campeonato Brasileiro, a primeira e única vez que o time disputa a Primeira Divisão. A grande contratação para o campeonato, foi Jairzinho, o “Furacão de 70”.

E como esquecer de Lorico (um dos melhores jogadores que o time já teve em 1972), o “gigante” goleiro Julião (1956), com uma força física de “botar medo” em qualquer adversário, e tantos outros com Ticão, João Carlos e Baroninho, jogadores revelados pelo clube que fizeram história em grandes equipes do Brasil.

Entre outros nomes que fizeram história no clube e alguns que ainda estão em atividade podemos citar: João Gualberto, Ranulfo, Zulu, Araújo, Navarro, João Marcos, Rodrigues Cavaco, Luizão, Tecão, Lela, Figueira, Natal, Careca, Nilson, China, Zé Rubens, Paulo Bim, Nivaldo, Tobias, Lourival, Varlei, Julinho, Virgílio, Gaspar, Geraldo, Bassu, Batista, Maneca, Fedato, Marco Antônio, Júlio César, Washington, Rodinaldo, Jacenir, Gilberto Costa, Ronaldo Marques, Rogério, Catanoce, Cilinho, Chico Espina, Fonseca, Barbiroto, Wagner Mancini, Vitor Hugo, Marco Aurélio, Vadinho, Edinho, Laércio, Osmair, Marcos César, Sílvio Luiz, Edinho, Eudes, Sebem, Maurício Cosin, Juliano, Ferreira, Jânio, Campanholo, Tequila, Vaguinho, João Fumaça (Fumacinha), Roger, Claudecir, Pedrinho, etc.

E num passado mais recente, podemos destacar alguns jogadores que foram importantes na chamada “era Damião Garcia”, como o goleiro Maurício, o lateral Zé Carlos (jogou na seleção brasileira), o grande Gilmar Fubá (dono do meio de campo do time de 2005), o sempre regular zagueiro Renato Carioca. Jorge Henrique e Renatinho (bons atacantes, que deram muitas alegrias ao Norusca). Mais dois excelentes goleiros defenderam o Esporte Clube Noroeste, Mauro (em 2006 – depois foi para o São Caetano) e Fabiano (2007). Os Zagueiros Fábio (Corinthians e Botafogo/RJ) e Edmílson (Paraná e Palmeiras) também foram destaques com o manto alvirrubro. Não podemos esquecer do Lenílson (São Paulo) e também do atacante Rodrigo Tiuí (Santos e Fluminense). Também podemos destacar o Edno e o Vandinho, que respeitaram nossa camisa. No Norusca é assim, jogou bem e honrou a nossa camisa, consegue contratos melhores nos grandes times do Brasil. Enquanto que na cidade menina……….