O Nascimento

A criação do Esporte Clube Noroeste está ligada diretamente ao desenvolvimento da prática do futebol em Bauru e a necessidade de melhores condições de lazer e entretenimento. Na primeira década do século passado, Bauru vivia um momento de desenvolvimento graças à instalação do entrocamento ferroviário. Primeiro com os trilho da Sorocabana, na sequencia com os da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) e, depois com os da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a Paulista, já mais para o final da década.

3239589

Naquela época, o futebol era praticado em espaços improvisados denominados arranca-tocos e terrenos no final  de ruas. Com o ambiente efervescente em torno do desenvolvimento da cidade, surge entre os funcionários da ferrovia a proposta de criar um time de futebol. E o papel da NOB foi determinante para o nascimento do Alvirrubro, principalmente após a instalação da sua sede administrativa em Bauru.

bauru-nob3

“em 1910, ferroviários que trabalhavam na Noroeste vindos do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, um certo dia se reuniram e pensaram na fundação de um clube ligado à ferrovia aonde eles jogariam futebol com o apoio da própria ferrovia. A ideia realmente se transformou naquilo que eles esperavam, ou seja, no dia 01/10/1910 nascia o Esporte Clube Noroeste, que com o decorrer dos anos foi chamado de o Vermelhinho, o Demolidor Ferroviário e Maquininha Vermelha.

simbolo_da_noroeste_do_brasil_no_vagao_usado_pelas_pessoas_consideradas_mais_importantes_na_sociedade_na_epoca

O primeiro presidente foi o Engenheiro Carlos Gomes Nogueira. O primeiro técnico foi Marino Marques Sobrinho. Os relatos dão conta que o primeiro jogo do Noroeste foi com vitória por 1 x 0 contra um selecionado de São Manuel.

Os Fundadores

O pessoal da ferrovia que fundou o Esporte Clube Noroeste em 01/09/2010 era formada por José de Oliveira, João Ribeiro Norberto de Brito, Manoel de Almeida Brandão, Joaquim Bueno de Siqueira, Francisco Martins Jr., Jorge Pimentel Pinto, Paulino Jardim Vieira, Clodoaldo Carlos Marins, Manoel Jacinto Macedo, Domingos Bertone, Luiz Savi, Antonio Savi, Domingos Lamônica, José Regis e Francisco Regis.

Como associados beneméritos, figuravam Francisco Gonçalves Pinto, Marino Marques Sobrinho, Edgard Leite, Francisco Laureano da Cunha, Antonio Cândido da Silva, José Vieira Reis, Djalma Teixeira, Joaquim Augusto de Souza, Euclides Paixão, Fernando Barine, José Bermudes, Alfredo de Castilho, Eduardo Vergueiro de Lorena, Ernesto Monte, Paulino Raphael, Antonio Cintra Jr., Salvador Filardi, Nicola Avalone, Mario Calmon, Arlindo Luz, Otávio Pinheiro Brisola, Osvaldo Rosado, Irineu Marins, Americo de Almeida Neto, João de Castro Prado, Felisbino da Silva Marta e José Julio Zwicker.

Fonte: Ricardo Santana e Marcelo Ferrazoli.

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru no dia 01/09/2010,