Em 1953 o Noroeste conquistou o seu primeiro acesso à Divisão Especial do Campeonato Paulista. A vitória aconteceu em uma competição acirrada contra times considerados muito fortes na época, como o América de Rio Preto e a Ferroviária de Araraquara e houve um movimento na imprensa para dar visibilidade à competição. “Nesse tempo eu era de rádio, estava na Bauru Rádio Clube, e procurei o Leônidas Simonetti, o pioneiro do rádio e televisão em Bauru. Perguntei se poderíamos lançar um programa se o Noroeste ganhasse o jogo no domingo contra o América, lá em Rio Preto”, comenta Luciano Dias Pires, jornalista e historiador bauruense, especialista na história do clube.
De acordo com Pires, o proprietário da rádio ironizou as possibilidade de vitória do time fora de casa e prometeu o programa caso a façanha fosse realizada. Naquele final de semana o Norusca venceu o América e na segunda-feira estreava na Bauru Rádio Clube o programa “PRA FRENTE NOROESTE”, nome dado em homenagem à frase de Armando Turtelli, que virou símbolo da campanha do time na época.
Diariamente, Luciano e o outro locutor, José Fernando Amaral, entrevistaram jogadores, torcedores, dirigentes e comentavam as notícias sobre o clube. Nos dias de jogos o programa era transmitido por meio de um link direto do Bar Cristal, ponto de encontro dos noroestinos na época.
O “Pra Frente Noroeste” durou até o final da competição, vencida com uma rodada de antecedência pelo time de Bauru.
Fonte: Jornal da Cidade (edição especial de 01/09/2010)